Vade mecum



Vade-mecum é, de forma geral, uma denominação para qualquer livro de referência de uso muito frequente e que instrui o leitor a fazer determinadas tarefas. A palavra origina-se numa expressão latina que significa "vem comigo", "vai comigo", onde vade é vai em português, e mecum significa comigo, e é um termo oriundo do latim.
Em Direito refere-se a um compêndio das obras básicas para serem consultadas facilmente.
Fonte: Wikipédia


O sonho de todo estudante de Direito é ter um Vade-mecum que contenha todas as leis e esteja sempre atualizado, durante todo o curso, pelo menos.
É um sonho impossível, pois, na Justiça dos Homens, as leis estão em constante mutação. Umas perdem seu valor, seu vigor, sua eficácia, ou são derrogadas, revogadas, modificadas e até alteradas por novas leis.

Por outro lado quando o assunto é Lei de Deus, temos esse "Vade-mecum" ao qual conhecemos por "Bíblia".
Nela estão contidas regras, orientações e instruções de todos os ramos que precisamos conhecer.
Temos nele, um Código Civil, como podemos observar em Deuteronômio 25:13-16
Código Penal, notado inclusive, em Êxodo 20:13 e Deuteronômio 28:15 e seguintes.
Etc, etc e etc...

Se aquele Vade-mecum, perde sua eficácia, a medida que as Leis vão sendo modificadas, aliás, constantemente modificadas, para buscar a consonância com os costumes e práticas vigentes (o que cria o efeito de "nivelar por baixo") este "Vade-mecum" trás Leis imutáveis, orientações, regras e instruções que não podem ser modificadas ao sabor e caprichos desse ou daquele determinado grupo.
O máximo que alguns grupos podem fazer é "inventar traduções" ou ainda, inventar "interpretações", dos textos escritos, numa tentativa de puxar a brasa para sua sardinha.

Contudo, como as Leis contidas na Bíblia, não são recém criadas e publicadas em Diários Oficiais que poucos leem, em linguagem que só alguns entendem "Juridiquês", estas estão disponíveis graciosamente e facilmente, em fontes seguras e em traduções confiáveis, na internet. Para serem baixadas e lidas nos computadores, celulares, leitores eletrônicos, tabletes e até mesmo, ouvidas em players de mp3.

Não é preciso comprar uma versão encadernada, com capa dura, letras a ouro e bordas douradas, em folhas tão finas como uma seda, para ter a Palavra de Deus, sempre contigo.
Não é a qualidade do suporte que dá valor a Bíblia e sim, seu conteúdo, seus textos, tão antigos e tão atuais. São Suas sábias palavras, escritas, sim pelas mãos dos Homens, mas, mãos inspiradas por Deus.

Portanto, não deixe para depois!
Comece já a carregar com você, para todo lugar onde for, este importante "Vade-mecum" para sua vida.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A sensação de não pertencer a este mundo!

Vício

Sorte ou Azar